Gente que realiza… professores do novo milênio.

Os educadores do novo milênio são realizadores e partem para ação. Como se tornar um educador do novo milênio? Aqui você encontra algumas dicas. Aproveite!

Realizar quer dizer, tornar as coisas concretas, colocar em ação e manifestar no mundo. Os educadores do novo milênio entendem isto e partem para a ação. O mundo e especialmente a educação precisa de pessoas com esta qualidade. Costumo dizer que quando trata-se da Pedagogia ou Psicopedagogia não temos carência alguma de produções científicas. Artigos existem abundantemente com ideias inovadoras. E onde estaria o problema? Bem, nosso maior desafio é diminuir o abismo entre a teoria e a prática. É por isto que quando chega a mim relatos como o da professora Cláudia Arruda Feitosa, meu coração se ilumina. No ano de 2016 ela ousou ir além com sua turma.

Nossos caminhos se cruzaram em uma sala de aula online, no curso Salto Quântico na Mente do professor Wallace Liimaa, orientador do projeto Criança Quântica. Ele, como toda pessoa que realiza, inspira outros a serem realizadores e sou a prova viva disto. Sementes cuidadas, regadas e em solo fértil crescem, florescem e dão fruto.  O lindo agradecimento feito pela professora Claudia em seu projeto está em sintonia com o que acabo de afirmar:

Agradeço de coração e alma ao mestre e amigo professor Wallace Liimaa, por suas valiosas lições e sacadas quânticas que estão contribuindo para uma mudança de paradigma mundial. Pela amiga e irmã, Daniele Rolim, com certeza um encontro quântico! Pela sua disponibilidade e percepção amorosa da educação brasileira, pela assessoria incrível, por todas as dicas, treinamento e direcionamento do trabalho, sempre disposta e com sabedoria nas opiniões.

Aqui vou compartilhar com você algumas ações da professora Cláudia que são inspiradoras.  O mundo e as crianças agradecem. Mas antes, quero apresentar 3 atitudes essenciais para serem desenvolvidas .

Atitude 1:

Um passo importante para a ampliação da percepção é saber que a primeira pessoa que precisa ter sua percepção ampliada é o adulto. ampliar a percepção é como subir no alto de um monte e poder ver mais do que via antes. Você ser que você veja uma cidadezinha ao longe, outras montanhas, coisas que não via antes. Para que você se dê bem utilizando os instrumentos, antes suba no monte interno para ver mais. Os instrumentos servem como apoio e não fazem nada por si mesmos. Um telefone por exemplo, é um instrumento que facilita a comunicação. Mas se você não for até ele, discar e falar com quem deseja, ele não servirá para nada por si mesmo. Com os instrumentos em sala de aula é a mesma coisa. De nada adianta usar as melhores técnicas, os mais novos instrumentos e metodologias e não ter consciência do que está fazendo. O primeiro passo é abraçar a própria transformação e vivenciar em sua própria vida os instrumentos antes de levá-los para as crianças. Lembre-se: os instrumentos não fazem nada sozinho. 

Atitude 2:

Sabe aqueles dias que até um sorriso irrita? Quando você não se sente no seu melhor e mesmo assim precisa ir trabalhar? Pois é, ao chegar na sala de aula parece que seus alunos adivinharam, todos estão fora de controle e ao final do dia você pode estar sentindo que foi atropelada por uma caminhão. Já passou por algo assim? E se eu disser que seus alunos não adivinharam nada, eles apenas entraram em ressonância com o sinal que você enviou para eles. E no final do dia a onda da informação enviada estava enorme e você provavelmente estava se sentindo pior do que estava no começo do dia. O seu pensamento e sentimento  unidos emitem um sinal e estar consciente do sinal que está emitindo permite que você mude os sinais desfavoráveis. Assim é possível transformar os resultados ao final do seu dia.

Atitude 3:

Você pode escolher o sinal que você emite. Uma maneira bem eficaz é começar seu dia silenciando a mente. A ciência vem demonstrando que a meditação pode transformar seu cérebro. Se você quer ter um sinal mais favorável sabe o que não pode faltar? A gratidão. A gratidão pode transformar um sinal desfavorável em um favorável imediatamente. Você costuma pensar em suas metas? Já ouviu dizer que fazer uma lista do que quer realizar pode ajudar você a concretizar esta lista de forma mais rápida? Mas o que dizer da lista das coisas que já conquistou? Faça uma lista da gratidão todos os dias, teste e volte para me contar os resultados. Provavelmente você terá menos dias em que tudo sai do controle. Seus resultados tanto em casa quanto na escola começarão a mudar, para melhor.  

 As crianças meditando.  (Foto da professora Cláudia com a autorização dos pais dos alunos)

Garrafa da Calma. (Foto da professora Cláudia com a autorização dos pais dos alunos)

Relato da professora Claudia:

 Os alunos assistiram ao filme: Como treinar seu dragão.

 Conversamos sobre o filme.

Treinamento de Dragões, lemos e discutimos as 10 lições do filme Como treinar seu dragão.

Exemplo: Os alunos questionaram como podemos treinar um dragão se não temos um? Devolvi a pergunta para eles: será? O que o dragão faz quando se sente ameaçado? Resposta: Cospe fogo! Novamente perguntei: em alguns momentos cuspimos fogo? Eles logo entenderam e responderam: quando sentimos raiva, xingamos alguém, batemos, chutamos portas ou objetos….

O que precisamos fazer quando despertamos o dragão interior? Acalmá-lo, reconhecendo as emoções, responderam os alunos.

Durante todo o trabalho cada oportunidade foi preciosa e de muitos aprendizados, mesmo quando um desafio surgia para mostrar o que precisava ser mudado ou analisado por uma perspectiva diferente.

Deixe seu comentário

Comentar

8 comments on “Gente que realiza… professores do novo milênio.Add yours →

  1. Excelente. Parabéns professora, isso chama-se evolução social. Basta uma pessoa para mudar e influir todos a seu alcance e cada um que muda consegue modificar outros, como um círculo concêntrico formado por uma pedrinha na água.

  2. Querida amiga quântica, fiquei imensamente grata e emocionada com seu artigo. Como é maravilhoso poder colaborar um pouco com a educação emocional e o despertar das crianças para essa competência. Que a ousadia seja nossa companheira diária.
    Um grande abraço e sucesso..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *